sábado, 11 de abril de 2015

Eu Tive um Sonho


o_boêmio (under) online ______
I had a Dream
Esta Noite Eu Sonhei
·        Que cada família possuía uma horta caseiralocalizada no quintal ou mesmo num pequeno vaso de apartamento. O agrotóxico havia sido banido do planeta e muitos jardins e gramados foram substituídos por plantações de nabo, nirá, inhame, cenoura e cará! A fome estava sendo erradicada e a felicidade era constante.
·        Que todo lixo produzido por residências, comércio, escolas, órgãos púbicos e empresas era separado e reciclado, e que inúmeras pessoas viviam com dignidade realizando a coleta e o comércio deste material, dando-lhes nova vida.
·        Que a palavra lixo havia sido pesada e repensada, e outros nomes surgiram para substituir aquilo que nós humanos julgávamos dejeto. Sinônimos encontrados: desperdício, insensibilidade, fonte de renda extra, espelho de nós mesmos.
·        Que os rios estavam vivos e saudáveis, e a população desfrutava agradáveis horas de lazer, esporte e amizade em águas férteis. As margens reflorestadas eram pontos de encontro de crianças, mocidade, adultos, idosos e extraterrestres...
·        Que as leis de trânsitos eram respeitadas, e que parar  no sinal vermelho, ceder a vez ou dar luz baixa para cruzar outro veículo na estrada eram fatos tão corriqueiros como respirar, dormir ou mastigar. Por isso mesmo tão vitais!
·        Que a verba – sangue e medida do sistema capitalista – dera lugar ao verbo, e que nesta normalização dos valores o comum fosse gratuito, independente, de fácil acesso e necessário. O sofisticado, por ser ilusório, fora abandonado.
·        Que os livros voltaram a ser lidos (os celulares e tablets postos de lado), e, para proveito dos leitores, eram escritos com sinceridade, isentos de modismos, tendências e baixo apelo sensacionalista. As pessoas declamavam poema em plena rua! A preços justos, a informação e cultura evolucionária estavam presentes.
·        Que as queimadas de cana cessaram, e a Amazônia não ardia sob chama criminosa de milhões de mognos. A agricultura sustentável era real e um fato. O Brasil sabia respeitar seu solo, os recursos naturais, campos e florestas.
·        Que os menores abandonados e os cães & gatos sem dono deixaram as ruas e foram obrigados em instituições sérias, os primeiros podendo almejar um futuro melhor, e os segundos deixando de oferecer perigo e transmitir doenças a sociedade, sendo tratados com carinho e respeito. Pela concepção consciente!
·        Que propinodutos (dutos de propina) corruptores & corrompidos, mensalões, petrolão, compra & venda de votos, caudilhos mafiosos, prevaricação e malas cheias de dólares transitando incólumes secretas em território nacional eram imaginação febril de uma mente desvairada. Guerras, miséria, sofrimento, doenças e discriminação não existiam... A solidariedade habitava o coração de cada pessoa.
Esta noite eu sonhei, sonhei, tive um pesadelo e acordei desesperado... Eu havia me transformado na Dilma Rousseff... Tentava me explicar, mas a cada palavra mais eu me enredava. A nação escandalosa percebia-se pobre e podre.
Hoje eu só durmo de pálpebras bem abertas! 
texto do Editor do Boêmio: Eduardo Waack


Ω∞∑¤§¥√≥


FANTASIA
DE: Aparecido Renan Vicente (Estudante de Psicologia, residente em Matão/SP)
Sob Supervisão de: Prof.º Doutora Bruna Grigolli

Melanie Klein começou a trabalhar com psicanálise após profundas crises depressivas. Seu primeiro contato com a técnica psicanalítica foi em sua própria análise, causando-lhe profundo desejo de conhecer mais desta fabulosa teoria. Melanie Klein contribuiu fortemente com seus estudos para o desenvolvimento  da técnica psicanalítica, sobretudo em relação ao trabalho com as crianças. Neste artigo, vamos tratar de uma de suas obras, onde ela descreve sobre o conceito de fantasia e como esta se constitui. Para Melanie Klein, a formação do bebê é uma função do ego, ou seja, da sua própria realidade. Com o passar do tempo, e ao se deparar com a realidade (concreta), o bebê passa a experimentar suas próprias fantasias, que são possíveis a partir de sua  relação com o real. Assim, pode-se afirmar que as fantasias vividas pelos bebês variam de acordo com suas experiências vividas. O mais interessante é que a autora afirma que a possibilidade do bebê fantasiar surge nos primeiros dias de vida! Em sua teoria, Melanie descreve que o bebê pode ter fantasias destruidoras em relação à mãe e seu seio. Uma destas fantasias é a ideia de que o seio possa ser um objeto devorador. Isso acontece porque o bebê não consegue identificar a mãe como uma pessoa, mas a vê como partes do todo. Este conceito foi denominado por Melanie Klein de “objeto parcial”. Assim, a mãe  passa a ser um “seio” que pode ser tanto fonte de alimentação (fonte de prazer), como fonte de privação (fonte de desprazer). Na medida em que o bebê vai se desenvolvendo, torna-se capaz de identificar a mãe como uma totalidade (objeto total). Dessa forma, os estudos de Melanie Klein contribuem para a compreensão do psiquismo do bebê, apontando que para seu desenvolvimento natural é necessário passar por mais experiências boas do que más (sim, você não leu errado). Ao final deste processo de desenvolvimento, o bebê passa a ter uma estrutura psíquica fortalecida, e está pronto para se relacionar com as outras pessoas.






Frases “Insights” do Boêmio, edição nº 302, de 27 de Março de 2015.
“Grande é a poesia, a bondade e as danças, mas o melhor do mundo são as crianças.” Fernando Pessoa.
“Somos todos migrantes. Viemos de longínquas paragens para povoar o planeta. Quem sabe sua verdadeira origem?” – Eduardo Waack
O Boêmio: Cultura Popular Independente e Evolucionária. Intuição | Vontade | Percepção.
“A serenidade da natureza é quem faz a vida linda.” Silvia Maria Rosário Silva




O Boêmio é um jornal impresso de circulação mensal; idealizado, escrito e produzido por Eduardo Waack em Matão/SP (ao qual eu auxilio na divulgação do periódico na web e em empresas aqui da cidade); e que por si só, o jornal já alcança uma boa extensão do Brasil, América latina e Europa; Eduardo Waack ainda escreve e coordena a edição Brasil da Revista de Los Jaivas, além de ter livros publicados - veja mais, ainda nesta postagem, sobre isto - e mantem uma Fan Page no Facebook (jornal o boêmio).  
O fato é que O Boêmio sempre se preocupou com sustentabilidade, meio ambiente, responsabilidade social, governança; ou seja, o Boêmio faz sim sua parte de conscientização sobre a nova mentalidade (e o Novo Mercado, por que não?), e que graças ao Boêmio, muitos não podem alegar ignorância quando da construção da nova realidade, que está aí, já nos bate a porta. Onde: Escassez de recursos hídricos, poluição, seca, altas nos alimentos... - tudo isto é um sinal claro de que o modelo de desenvolvimento que aplicamos ao mundo é totalmente inviável, decadente e inconsequente, e sobre isto o Boêmio sempre nos avisou. Realmente, temos aqui um grande folhetim, um grande conteúdo a nossa frente.
Por que você, que é empresário, comerciante, prestador de serviço; que tem uma mentalidade sustentável como a nossa; por que você não divulga o seu serviço ou produto nas páginas do Boêmio? Por que você não se torna um patrocinador do Jornal O Boêmio? Venha divulgar sua empresa, seu serviço para os leitores e o público em geral deste incrível e fundamental jornal que anuncio - e que a muito alimenta o intelecto, os bons hábitos e a boa postura no mundo. Que é nosso, enquanto vivemos aqui o mundo é concedido a nós; mas nós partiremos e o mundo ficará às futuras gerações.
Abaixo, mais detalhes para entrar em contato.
Muito obrigado pela atenção e por acessar este site. Visite-nos sempre!!





FORTUNA CRÍTICA
Repercussão do Livro de Eduardo Waack:
Os Guerreiros Medievais Têm Medo de Automóvel e Liquidificador

“Acho o seu livro de grande significado prático, pelo equilíbrio atingido entre linguagem, emoção e mensagem, sem dogmatismo, porque não fica em teorias abstratas, mas em ações positivas, diretas, de efetiva cidadania. Espero que seus leitores percebam isso e ponham em suas vidas doses, mesmo que homeopáticas, dessa sua sabedoria evolucionária, porque ‘chama à vida’. Parabéns e sucesso. Eu teria muito mais a dizer sobre os seusGuerreiros Medievais, mas prefiro deixar o meu testemunho sobre a força inspiradora que ele me causou, ao agitar em meu interior a memória de valores pessoais hoje em dia quase que meio esquecidos. O Meu agradecimento por isso.” – Benedicto LUZ e SILVA – São Paulo/SP


“Caro Eduardo. Recebo em minha casa hoje um Viajante. Um Viajante do Tempo de 24 anos passados. Bons tempos era aqueles! Tempo de Boemia quando nasceram os Boêmios. (...) Bons ventos o tragam, que girem nossos moinhos aqui. E que retornem rapidamente como ventos uivantes, até chegarem suave à sua terra natal. Suaves como uma tempestade que se acalma em brisa ao final, purificando o ar. Almejo que a brisa leve frescor na forma de carinhos àquele que o enviou. Almejo, sim, pois almejar é o desejar da alma.” – Marcelo CAVICCHIOLI – Holanda, Amsterdã.



“Eduardo, no seu livro ‘Os Guerreiros Medievais...’ encontramos uma forte crítica ao cotidiano do homem afogado pelo consumo desenfreado, uma inquietação com os caminhos trilhados pela sociedade cada vez menos interessada com a ética, com a convivência pacífica e com o futuro do planeta.” – Sandra MANZI VALÉRIO – Matão/SP






LOS JAIVAS e o SET Soy Soloist – América Pulsante

Los Jaivas é uma banda de música andina, sul-americana, tendo em Eduardo Parra, uma das personalidades integrantes da banda, a representação da força e da vida do povo latino.
Ao ouvir Mira Niñita, não tive dúvidas, eu precisaria compor mais um set (pleonasmo em inglês é isto, pois set já é composição em inglês, compor a composição...) para divulgar ao mundo mais do som e da ideia de Los Jaivas. O set começa com Los Jaivas, depois temos Milton Nascimento, Mário Reis, Bojo, Nadia Ali, Solar Stone – ou seja, Latin Pop, MPB, Som regional do Brasil, mais Club FloorHouse e Trance.
Los Jaivas é ainda um site de cultura, literatura e arte (entre outros temas pontuais) em que Eduardo Waack também atua fortemente.
E ficamos por aqui nesta postagem, ao som do Set Soy Soloist, espero que apreciem.
Até mais. Muito obrigado, por sua atenção.
Comente e nos siga neste blog.









POSTAGEM Baseada na Edição n° 302 d'O Boêmio. Ano 24.
Originalmente publicado em Matão/SP, em 27 de Março de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário