segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O_boêmio_online

Matão(SP), 17 de Agosto de 2012 - Ano 22 - nº 275




CINCO CONSELHOS PARA UM MUNDO MELHOR


  A cada instante de existência devemos perguntar se teve valia a caminhada, ou se nosso cotidiano é uma sucessão de esforços inúteis e desfocalizados. Buscamos um mundo justo e melhor, e como fazer deste um outro lugar é fator que inquieta milhões de pessoas. Por mais paradoxal que seja,as respostas às nossas perguntas estão bem próximas a nós, dentro de nossa boca e de nosso corações. Basta perceber! É a potência cardíaca com a força de vontade, a firmeza de opiniões e o controle do próprio destino através da palavra. Se o planeta seguir maltratado e destruído, em breve chegaremos ao ponto do não-retorno, e a natureza ultrajada varrerá a humanidade de sua superfície, engolindo-a ou queimando-a, assim como um cão sacode as pulgas num instante de urgência. Os seres humanos, destruidores do planeta Terra e de nós mesmos, desconhecemos a essência da realidade, mas imaginamos e fantasiamos em demasia. A seguir, conselhos para que a vida melhore, em conjunto com a preservação e evolução planetária.. 

  1. Pare com as queimadas. Queimar lixo, folhas de árvores ou grama no fundo do quintal é crime contra a natureza, da mesma dimensão que as grandes queimadas que devastam a amazônia. A diferença é o tamanho da propriedade. Queimadas poluem a atmosfera, são nefasta expressão da maldade humana, e ceifam tantas vidas quanto chaminés de industrias que não usam filtros. Para eliminar a sujeira produzida pelas plantas do jardim, utilize métodos ecológicos e sustentáveis.

  2. Mastigue os Alimentos. No almoço ou jantar, poucas são as pessoas que mastigam os alimentos de modo corrigido. A maioria apenas engole a comida às pressas. mastigar o alimento é a única coisa que podemos fazer para ajudar o estômago a realizar uma digestão de qualidade. Engolindo sem mastigar, acaba a ajuda voluntária, e o organismo sobrecarrega-se, não aproveita a refeição. Mastigue mais você pode e deve! Este simples procedimento normalizador exclui inúmeros males e doenças modernas.

  3. Amamentação é vital. Apesar de bastante incentivada pela imprensa,o aleitamento materno não sensibiliza as mulheres, principalmente as de alta classe(movidas por vaidade, desconhecimento ou impedidas por seus empregos), pois as mais pobres, pelo custo econômico, são naturalmente levadas a amamentar e cozinhar. Amamentar é preservar a vida.mais que um gesto de amor, é responsabilidade dos pais. Jovens mamaẽs, amamentem seus filhos o mais que puderem, leite materno é insubstituível.

  4. Desligue a Televisão. A televisão manipula as famílias há várias décadas. A eficiência alcançada na manipulação cerebral por esta agressiva máquina de fazer doidos é cada dia mais elevada, e os ingênuos telespectadores, tratados como crianças pela mídia, são infantilizados e com constância idiotizados. Trocar a televisão, mesmo que ocasionalmente, por uma leitura construtiva, faz a família crescer intelectualmente e moralmente e unir-se através do diálogo desilusório. Ler Estimula; assistir televisão embriaga, entorpece.

  5. Tenha uma horta caseira. Um modo barato de preservar a saúde e conquistar a independência é criar uma horta no quintal de nossa residência. Mesmo em apartamentos podemos fazer um canteiro; inúmeras varandas e sacadas tem vasos de hortaliças...Plantar o próprio alimento é uma experiência gratificante. Colher e prepará-lo no fogão doméstico  complementa o plantio e fortalece o sangue...Segredos que só quem viveu uma vida de sacrifícios pode experimentar, conhecer,  transmitir e guardar. Sacrifício: sacro ofício!


TODA POESIA

 

Brasil, Meu País

Eu vivo no Brasil,

País que Pedro Álvares Cabral

Descobriu.


Onde existem lindas

Matas e lindos rios,

E também o pau-brasil.


A nossa Amazônia

É o orgulho da nação.

Precisamos preservá-la

Para a próxima geração...


Para que um dia

Outro menino como eu

Tenha orgulho de dizer

Que vive no Brasil, país

Que Pedro Álvares Cabral

Descobriu.

DAVID SAMUEL LIQUITA OLIVEIRA

6º Série - Matão SP



HORA DA POESIA

A Noite,

com seu hálito nostálgico,

engolia o crepúsculo...

Mas à frente,

o sol ateava fogo à mata

e, furtivamente, fugia...

Era a hora da poesia!...

SILVÈRIO DA COSTA

Chapecó SC



11º ANDAR

Para Eduardo Tornaghi 


Um  homem sentiu vontade

 de pular do 11º Andar.


Não pulou.


Desceu no

10º

1º andar.


No térreo,

saiu caminhando exausto.

Deixando a morte

a esperar.

SELMO VASCONCELLOS 

Porto Velho (RO)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário