sábado, 11 de agosto de 2012

O boêmio versão on line


Matão(SP) - O_boêmio_on_line  -  Ano 1 ; nº 08

cultural popular independente e evolucionária!






Reciclar é dar vida nova.

Recicle!




Situações II


    Incrível como diversas situações em nossas vidas podem nos impulsionar para novos rumos que podem, e por vezes o são, serem muito melhores e mais interessante do que os planos que tínhamos feitos. Nem por um momento decepcione-se ou perda tempo se queixando daquilo que perdeu, concentre em sonhos bons, em metas a cumprir e prêmios a adquirir; os demais, talvez sejam encarregados por outros e nem mesmo tenha que lidá-los diretamente. Concentre-se na Criação produtiva.

     Aqui temos novos conteúdos e novas versões para o nosso tão amado O boêmio. Hoje veremos conteúdo de duas edições a  de nº 267 de 16 de Dezembro de 2011 e a de nº  269 de 20 de Janeiro de 2012.

 Boa leitura.

Do editor do blog, Edson Fernando.


DO TEMPO QUE NÃO CESSA 

E NÃO MARCA COMPROMISSOS


    Mais um ciclo começa. é preciso porém que se terminem os projetos iniciados anteriormente. Ao longo dos anos procrastinamos e deixamos para depois o que poderíamos fazer agora e com muito mais precisão. Preenchemos nossos dias com desculpas e subterfúgios. A construção de um futuro melhor resume-se à espera infecunda por auxílio externo. Aí vale tudo: milagres, orações fortes, corações  despedaçados,amigos inimigos e abandono de valores éticos. Mas como podemos encontrar fora aquilo que não trazemos dentro de nós? Olhando-me no espelho senti medo, pois meus pensamentos pareciam adquirir vida própria. Pareciam querer me dizer que apenas dependia de mim o meu sucesso desta empreitada que a liberdade é valiosa e não há nada que a pague, que a história sempre se repete(a primeira vez como farsa, a segunda como tragédia). Porém fiz que não compreendi uma só palavra ou gesto e virando o rosto encerrei o diálogo e a tentativa de auto-conhecimento.

    2012 para os orientais é considerado o Anodo Dragão. Ano em que serão postas À prova nossas melhores intenções, e as dificuldades que se avizinham têm por intenção fazer a civilização melhorar e evoluir. A crise que assola o mundo é moral e política. Quando nos acomodamos, perdemos motivos para satisfação e alegria. A felicidade depende de nossos atos e reside em cada pequena atitude cotidiana. É questão de escolha. Qual caminho seguir? Que palavra dizer? Acelerar ou frear? Busque no fundo da alma palavras apropriadas que tragam correção, amizade e discernimento. Ouvindo antes de falar. Falando o mínimo possível. Não cedendo aos apelos de consumo inflacionário que desvirtuam as relações humanas e são incendiários como mortíferas bombas de guerra. A maquina de triturar cérebros é mantida e sustentada, incentivada por nós mesmos, que fazemos questão de que ela exista, para termos um pouco de paz em não tendo o que pensar. Sem pensar, o que mantém o agir e nos diferencia do gado e dos animais irracionais?

    A leitura é alimento para o intelecto. Acrescentando termos novos à mente, aumentamos a capacidade verbal e de comunicação. Alegar que o preço do livro é empecilho para a leitura não é verdade,pois a biblioteca municipal oferece gratuitamente milhares de livros dos mais variados gêneros literários, traduzindo em termos acessíveis a história da humanidade. Na biblioteca, encontramos uma porção de motivos para ser frequentador assíduo. Ali o ambiente é sagrado, templo da sabedoria e da cultura.Em seu interior, devemos falar baixo e caminhar suavemente. É preciso saber ver com as mãos, e o toque é um aliado. Segurando um livro atento às suas páginas mergulhamos num universo muito maior do que nós, que conduz em instantes a qualquer local. O conhecimento é o melhor antídoto para a ignorância. Ignorância que causa discórdia, doenças e miséria.O desprendimento é requisito do grande homem.O orgulho leva à depressão, e  a apatia aprisiona o indivíduo numa celas sem grades ou muros, aprisiona-o dentro dele mesmo, e este é o pior dos cárceres. Devemos cooperar com os outros, voltar a nos cumprimentar na rua, um simples e cordial aceno de cabeça para lembrar que, integrantes da mesma sociedade, somos seus pacíficos zeladores.

    Quando concluímos um projeto somamos mais um degrau na escalada do céu. Mas também podemos estar cavando um buraco direto ao inferno. O que vem depois desta vida, sinceramente não sabemos.Mas o que importa é que nesta existência estamos fazendo o melhor que podemos, sempre. Qual sua atitude em relação à cidade e ao país? Qual sua atitude em relação à ecologia, à poesia, à política e ao dinheiro? O mundo é dos que se esforçam!

 

Eduardo Waack
(ed nº 269)

CORRESPONDÊNCIA

Eduardo Parra, o legendário tecladista e compositor integrante da banda chilena Los Jaivas enviou correspondência onde selecionamos o seguinte trecho ao leitor:

"Con el corazón bohemio de todos los tiempos, quiero agradecer públicamente a todos nuestros seguidores, en tanto que director de la Revista Los Jaivas, este medio de comunicacion que representa ciente por ciento el pensamiento jaiveano y los suenõs que estos jaivas tuvieron cuando niños, cuando jóvenes y seguirán teniendo hasta la eternidad; la Unidad, la Paz, el Amor, la Bienquerencia, la Condescendencia, el Perdón, la Hermandad, el Compartir, la Solidariedad, la Igualdad,la Felicidad,la Alegría, la Amistad, la Colaboración,las Artes, la Honestidad, la Dadivosidad, el Altruismo, el Desinterés, el Compañerismo,la Diversidad, lo Autóctono, la Provincia, la Región, el Paisaje,l a Geografia, la Naturaleza, nuestro hermoso e increíble Planeta y todo lo que signifique el Bienestar entre los seres humanos y las naciones."
Eduardo Parra
(tradução livre:"Com o coração boêmio de todos os tempos, eu quero agradecer publicamente a todos os nossos apoiadores, como diretor da revista Os Jaivas, este meio de comunicação que representa por cento paciente jaiveano pensamento e sonhos que estes caranguejos tiveram como filhos, quando jovem, e continuará até a eternidade Unidade, Paz, Amor, benevolência, condescendência, perdão, fraternidade, partilha, solidariedade, igualdade, felicidade, alegria, amizade, a cooperação , Artes, honestidade, benevolência, altruísmo, companheirismo, Abnegação, Diversidade, a nativa, a Província, Região, Paisagem, Geografia, Natureza, nosso belo planeta e surpreendente e tudo o que significa bem-estar entre os seres humanos e as nações. ")




TODA POESIA


UM GRITO DE ESPERANÇA


Ouvirás um grito...
Natal!
Natal, sinônimo...
Nascimento.
Viverás...
Se souberes nascer todos os dias,
Todas as horas,todos os instantes.
Nasça radiante como o sol...
Ultrapasse as nuvens negras, 
enfrente as noites escuras,
E... volte no amanhecer. 

Faça do teu Sorriso
O raio mais puro, 
que acarícia
 as belezas 
deste mundo.
Faça de tuas mãos, o calor ardente
que aquece os corações humanos.
Faça de ti...
O nascimento da esperança e da paz,
Na alma desiludida e revoltada.
Corra pelos campos,
sorria pelas ruas,
Converse com as flores,
espalhe o amor.
Seja criança.
Seja Natal.
Nasça...
       
Olavo Picchi - Natal de 1998





Despeito Respeito

 

 

Vamos unir forças e compor o conjunto,

 com várias mãos  é mais fácil acabar,

um ajudando o outro faz o serviço 

ficar mais leve e descontraído;

ora, cuidado com as partes,

veja bem quem forma o conjunto:

ao agrupar forças, antes de tudo,

está se  envolvendo com seres no projeto

- bons seres e bons conteúdos,

  ruins seres e ...

                                imagine.


(só até esse ponto consegue?)

sou a favor da união dos grandes,

mas, já não sabemos, o grande

também guarda seu ex-centrismo 

e seu orgulho acima da união.

O dito maior não é o mais renomado

e grandioso?

Sua estima ficaria abaixo?

Nunca, olhe lá.

Veja quem você está agrupando,


Há que se dar chance aos intencionados

e talentosos, aos quietos que querem fazer,

dar chance aos que longo tempo

estudam e já querem praticar.

Nisso se pode bem agrupar jovens

que poderão subir.


Mas entre os renomados?

Olhe lá a interligação mental.



II

 

Há um lento Caminho,

às vezes, desesperançoso e tediosos,

que dizem,leva à ascensão.

Não sei, sei que nele sigo.


Dinheiro,por contar com um pouco que me basta,

é desejável, porém relevante

e transfiro, a ânsia da nota, 

por uma sede de arte,

quero consumir arte e realizá-la,

busco-a a cada ciclo respiratório,

só me sacio não me saciando

e buscando mais inspiração.


Inspiração é a conquista,

o ponto que enchergamos

porem nunca chegamos,

me inspira a realização.

A pré-inspiração é a vida,

aquilo que vamos acumulando

e um dia volta-nos em forma

de produtos prontos.


Nunca despreze uma conclusão,

apenas a conclua mais vezes

e até dar-se por satisfeito.

Só me sacio não me saciando.

Edson Fernando





Nenhum comentário:

Postar um comentário